Bate papo sobre Cloud Computing

Bate papo animado sobre cloud computing… Aliás, hoje quase não vemos conversas entre profissionais de TI que não envolvam o assunto cloud computing.

 O que saiu de bom da conversa? Alguns insights interessantes! O primeiro insight, óbvio, é que cloud computing ou computação em nuvem, é um estilo de computação. Um novo paradigma computacional, como antes foram o modelo centralizado e o cliente-servidor. É também um novo modelo econômico de TI. 

Depois, rascunhamos nos guardanapos alguns atributos ou características que expressam o que é cloud computing. 

São eles:

 a)      Recursos de TI ofertados como serviços. O usuário se abstrai das questões mundanas das platformas tecnológicas. A infraestrutura na retaguarda não precisa e nem deve ser conhecida pelos usuários.

b)     Elasticidade. Um atributo quente, melhor até que escalabilidade, pois este último nos remete a um crescimento eterno. Elasticidade é a própria essência da computação on demand. Elasticidade significa que os serviços podem adicionar ou remover recursos, de forma automática, à medida do necessário.

c)      Compartilhamento de recursos. Os serviços compartilham recursos para obter economias de escala. A infraestrutura é compartilhada pelos usuários, sem que estes precisem saber disso.

d)     Pagamento por uso. Os usuários pagam apenas pelo que usarem da nuvem. Similar à energia elétrica, só que em vez de Kw/hora, o usuário paga por ciclo de CPU, bytes transferidos, etc…

e)      Uso da Internet como meio de comunicação entre o usuário e a nuvem.

Claro que existem variações sobre o tema, como por exemplo, a classificação em modelos de serviços, como nuvens públicas e nuvens privadas. Uma nuvem privada fica dentro do firewall e tem algumas características próprias, como restringir acesso apenas aos usuários (e parceiros de negócio) da empresa, e esta tem o controle dos niveis de serviço, aderência a regras e procedimentos de segurança. Claro que uma nuvem privada tem elasticidade mais restrita, pois fica sujeita ao parque tecnológico da empresa. E também existe a opção de nuvem híbrida, que permite expandir para determinadas situações e serviços a nuvem privada para acessar uma nuvem publica, expandindo assim a escalabilidade.

 De maneira geral, uma nuvem privada é criada quando é necessário ter controle explícito da disponibilidade da aplicação (não ficar dependente da Internet), niveis mais rigorosos de segurança e privacidade (compliance com exigências regulatórias) e performance (não pode ter o inevitáveis delays de acesso via Internet).

 Bem, lá se vai outro guardanapo: uma lista de tipos de aplicações adequadas para nuvens públicas. São ambientes de desenvolvimento, teste e pré-produção de sistemas, email e demais ferramentas de colaboração, aplicações batch sem maiores restrições de segurança, aplicações isoladas onde latências não impactam os usuários, backup/restore as a service, anti-spam as a service, e assim por diante. Por outro lado, aplicações com dados altamente sensíveis à regras de segurança e privacidade, ou que sejam sujeitas à regulamentos como Sarbanes-Oxley ainda estão fora das nuvens públicas.

 Comentário final: acessem o texto do New York Times (IBM to help clients fight cost and complexity) em http://www.nytimes.com/2009/06/15/technology/business-computing/15blue.html , que aborda a entrada da IBM em cloud computing. O artigo lembra de como a IBM transformou o Linux de sistema de nicho a sistema usado amplamente pelas empresas, como antes já tinha tornado o PC também ferramenta empresarial, saindo do uso exclusivo do mercado de usuários finais. Tem um comentário interessante de Frank Gens, analista chefe do IDC que disse o seguinte sobre a estratégia da IBM em cloud: “Its strategy is all about making cloud computiung safe for enterprise customers”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: