SaaS e Cloud computing

Participo constantemente de eventos de tecnologia. Amanhã, inclusive estarei no Ideti, em São Paulo. apresentando um tutorial sobre Cloud Computing. Um dos pontos fortes destes eventos são as conversas de corredor, as trocas de informações entre as dezenas de profissionais que você acaba reencontrando. Um dos temas que debato bastante é Cloud Computing, assunto que está bem na moda, embora ainda não esteja plenamente compreendido.

 Acabei fazendo uma pequena pesquisa informal. Muitas das pessoas com quem conversei sobre o assunto consideram Cloud Computing como uma questão de infra-estrutura de TI. Já ouvi frases do tipo : “Cloud Computing é hardware as a service” e “Cloud Computing é apenas infraestrutura de TI hospedado em algum lugar…”…

 Bem, ainda estamos dando os primeiros passos na direção da computação em nuvem. Os conceitos ainda não estão absorvidos. Mas foi curioso que poucos associam Cloud Computing ao conceito de Software as a Service…Como se fossem coisas totalmente distintas. Bem, na minha opinião não são coisas separadas. Cloud Computing vai convergir e envelopar todos os aspectos de TI que possam ser entregues e usados como serviços, sejam estes infraestrutura ou software. E óbviamente SaaS vai fazer parte desta “nuvem”.

 Eu acredito quem em mais uns cinco anos Cloud Computing já deverá estar no mainstream dos discursos e ações dos CIOs. Ou seja será visto como como um mecanismo natural para desenvolver e hospedar aplicações. Vai deixar de ser novidade e assunto de midia e eventos.

Anúncios

Uma resposta to “SaaS e Cloud computing”

  1. bli Says:

    se = de, não?
    “Vai deixar se ser novidade …”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: