O que é elasticidade em Cloud?

Uma das caracteristicas principais do modelo de cloud computing é a elasticidade. Mas, curiosamente, ainda é um conceito que suscita algumas dúvidas. Assim,  volta e meia alguém me pergunta que é realmente elasticidade e quais suas vantagens.  Bem, elasticidade é a capacidade do ambiente computacional da nuvem aumentar ou diminuir de forma automática os recursos computacionais demandados e provisionados para cada usuário. É a escalabilidade em duas direções: tanto cresce quanto diminui a capacidade ofertada.

 A elasticidade é vista de forma diferente pelo consumidor de serviços de cloud e pelo provedor destes serviços. O usuário ou consumidor de serviços de cloud não olha as entranhas das tecnologias que fazem a nuvem acontecer, mas visualiza apenas o seu interface. Ele interage com uma nuvem apenas pelo portal de acesso no qual solicita provisionamento e alocação dos recursos computacionais. Os detalhes técnicos ficam escondidos. Já o provedor precisa colocar em operação toda a parafernália tecnológica que faz a elasticidade acontecer.

 A elasticidade aparece em nuvens públicas, quando o usuário não precisa dispor de nenhuma capacidade computacional por si. Usa apenas os recursos provisionados pela nuvem, de acordo com sua demanda. Se precisar de muita capacidade, requisita muita capacidade. Quando esta capacidade não for mais necessária ele a libera. O provedor, por sua vez, usa toda a sua capacidade para compartilhá-la por todos os usuários da nuvem, e a capacidade liberada por um usuario é imediatamente alocada a algum outro usuário que a demande. Esta alocação dinâmica de recursos é que permite a economia de escala e possibilita que o provedor oferte seus serviços com preços mais baratos que no modelo de hospedagem pura e simples.

 Já nas nuvens privadas, a empresa precisa adquirir e implementar os recursos computacionais que serão alocados via modelo de nuvem para os seus usuários. A elasticidade é sentida apenas no nivel dos usuários internos, mas não no data center, que precisa ainda investir em capital, como servidores e sistemas operacionais. De qualquer foma, esta infraestrutura dinâmica, permitida pela nuvem privada, é um grande benefício quando comparado ao modelo tradicional de gestão de recursos computacionais, como feito hoje pelos data centers.

Anúncios

2 Respostas to “O que é elasticidade em Cloud?”

  1. me Says:

    elasticidade possibilita que o provedor oferte seus serviços com preços mais baixos… o preço não é barato – mas sim baixo ou alto.

  2. ctaurion Says:

    Está certo! Tks pela correção!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: