Oportunidades com CloudSourcing

Happy hour com um amigo que é CEO de uma pequena empresa de integração de sistemas. O assunto? Como será o futuro do negócio dele à luz das mudanças provocadas pelo Cloud Computing.

O negócio outsourcing começa a se transformar, aos poucos, em cloudsourcing. Mas os usuários precisam de niveis de serviço nos seus contratos de nuvem, como faziam nos contratos de outsourcing tradicionais.

Nas grandes empresas já existe uma estrutura formada para gerenciar os prestadores de serviço e gerenciar serviços em  cloud será apenas uma reciclagem de skills. Mas, as pequenas empresas, que poderão (e geralmente o farão) colocar todos seus sistemas em cloudsourcing?

Vamos imaginar um cenário hipotético de uma pequena empresa que vai usar uma nuvem pública como a da Amazon. Se por acaso houver uma interrupção temporária dos serviços, como ela vai enfrentar a situação? Existem procedimentos de continuidade do negócio frente a este contexto?

Esta é uma oportunidade futura que me parece bem atrativa para os integradores: serem os responsáveis pela gestão dos niveis de serviço acordados entre os provedores de nuvem e seus clientes. Para isso deverão ser instrumentados com pessoal conhecedor das características dos negócios do cliente e suas necessidades de continuidade das operações de TI, bem como das soluções de nuvem disponiveis no mercado. E de suas limitações e potencialidades!

O que estes integradores farão? Desenvolverão atividades que podemos chamar de “cloud engineering” que é de desenvolver serviços adicionais agregados aos já oferecidos pelas nuvens, como continuidade do negócio, segurança, integração com sistemas legados, etc.

Enfim, existe vida e vida saudável no cloudsourcing. É saber explorar as oportunidades!

Uma resposta to “Oportunidades com CloudSourcing”

  1. Denis Furtado Says:

    Brilhate observação, César.
    Nós, pequenos empreendedores do setor, precisamos muito disso, pois a inovação concreta, a verdadeira vanguarda, é nossa grande e real oportunidade de crescimento lícito, sem tráfico de panetones.

    Um grande abraço;

    Denis Furtado
    http://www.thatone.com.br
    http://emformadepoisdos40.blogspot.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: