De volta à ativa: proposições de valor para Cloud Computing

De volta à ativa. Primeiro post de 2010. O tema, claro que é Cloud Computing! Lemos todo ano reportagens e artigos sobre tendências tecnológicas para o ano novo. Bem, para não ficar de fora, tirei do armário a minha bola de cristal e a lustrei para dar uns pitacos sobre o que esperar de Cloud Computing em 2010.

 Provavelmente veremos Cloud sair da fase de curiosidade e entrar aos poucos nas estratégias de TI das empresas. Será um ano de experimentações e de projetos proof-of-concepts. Alguns aspectos da computação em nuvem já passaram desta fase, como aplicações SaaS de automação de força de vendas, como proposto pelo Salesforce. Vemos, também aos poucos, os usuários finais começando a se acostumar com Google Docs, embora ainda muito arraigados ao velho modelo (e hábito) de instalar no seu micro o pacote Office.

 É indiscutível que muitas empresas estão prestando atenção à Cloud Computing, embora estejam receosos quanto aos seus aspectos de  segurança, privacidade e disponibilidade. Este cenário aponta para um interesse maior em nuvens privadas. Nuvens privadas podem ser consideradas como um passo posterior e evolutivo dos processos de virtualização já em andamento em muitas empresas. Portanto 2010 será um ano bem interessante para Cloud Computing.

 Mas, um questionamento bastante comum quando se aborda este assunto é sobre sua proposição de valor. Existem muitas e diferentes perspectivas e uma única certeza: confusão e desinformação ainda estão muito disseminados. Redução de custos  de infraestrutura e transformação de custos fixos de TI em variáveis vem sendo um dos mais importantes discursos da computação em nuvem. Mas será que todas as empresas esperam estes mesmo beneficios e na mesma intensidade?

 Vamos tentar avançar um pouco. Primeiro, vamos fatiar o elefante em bifes. Vamos falar das soluções de nuvens de infraestrutura, modelo Infrastructure-as-a-Service. Mas, mesmo concentrando o foco, a proposição de valor destas nuvens é diferente quando olhamos sob a ótica das pequenas ou das grandes empresas.

 As pequenas  empresas, com áreas de TI informais, geralmente com budgets minimos ou até mesmo inexistentes, esperam que cloud computing seja a solução para reduzir seus investimentos em capital. Adquirir alguns servidores e mantê-los em operação pode representar um custo elevado para estas empresas. O uso de nuvens públicas permite pensar de forma diferente. Usar uma infraestrutura já montada e com niveis de segurança e disponibilidade melhores que os limitados recursos que a pequena empresa geralmente dispõe é uma proposição de valor bastante significativa.

 Por outro lado, as grandes empresas tenderão a adotar nuvens privadas ou mesmo híbridas, e portanto buscam proposições de valor diferentes. Como ainda investem em capital (conservam e evoluem seu parque de servidores) as proposições de valor concentram-se principalmente na redução dos elevados custos de gerenciamento e suporte desta infraestrutura e na melhoria dos niveis de serviço e velocidade de implementação de novos projetos.

 Portanto, cloud computing pode e provavelmente será adotado por proposições de valor diferentes. Reduzir custos de infraestrutura física em uma grande empresa que se proponha a adotar uma nuvem privada não vai representar valor significativo pois ele ainda terá que investir e manter seus servidores. Por outro lado, eliminar os investimentos em servidores e staff técnico de uma pequena empresa, colocando sua infraestrutura em uma nuvem pública tem forte apelo financeiro. Os CFOs vão adorar!

Uma resposta to “De volta à ativa: proposições de valor para Cloud Computing”

  1. cheap prom dress Says:

    Thanks for every other wonderful article. Where else may anybody get that kind of information in such an ideal way of writing? I’ve a presentation next week, and I am on the look for such information.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: