Cloud Computing: um survey informal

Participei, no ano passado, de vários eventos sobre Cloud Computing. Nestes eventos tive a feliz oportunidade de debater o assunto com diversos executivos de TI e de negócios. Estas conversas me permitiram criar um survey informal sobre o que eles consideram como principais benefícios, mas também quais são suas principais preocupações.

 Entre as expectativas de benefícios, além da redução de  investimentos em capital e custos operacionais, que aparece em primeiro lugar, observei que muitos executivos consideram também o potencial da empresa obter mais flexibilidade e velocidade às demandas por recursos de TI, principalmente quando se fala em aplicações SaaS. Curioso que alguns executivos de negócios (não TI) tem expectativa de poderem, inclusive, byapassarem as áreas de TI e adquirirem recursos computacionais e softwares (modalidade SaaS) diretamente dos provedores de nuvens. É mais ou menos o que aconteceu quando do surgimento do modelo cliente-servidor no início dos anos 90. Na minha opinião isto é uma verdadeira bomba relógio em potencial, pois pode levar a inúmeros problemas de integração entre sistemas nas nuvens públicas e os legados, estes residentes em servidores in-house. Portanto a área de TI não pode, em absoluto ficar omissa diante do crescimento da onda de Cloud Computing/SaaS. Tem que liderar o processo.

 Nas conversas identifiquei que existem muitas preocupações e receios quanto ao uso de Cloud Computing. Muitos dos receios são causados pelo desconhecimento e o clássico e conhecido “medo do novo”. Lembram-se que dez anos atrás muitos diziam que “jamais colocarei o número do meu cartão de crédito na Internet?”. Mas muitas das preocupações tem fundamento. Por exemplo, a maior preocupação dos executivos é quanto às questões de segurança e privacidade. Depois vemos os desafios de integrar nuvens computacionais e aplicações SaaS à infraestrutura já existente nas empresas, a falta de padrões que permitam interoperabilidade entre nuvens de diferentes provedores (e o receio do aprisionamento forçado a um determinado provedor), as dúvidas de como definir ROI para a implementação de nuvens e de como exigir garantias de niveis de serviço dos provedores de nuvens.

 Interessante que não observei preocupações com modelos de governança referentes ao uso de nuvens. O que é bem compreensível, pois ainda estamos na fase de aprendizado. Com certeza, à medida que as empresas forem adotando nuvens computacionais veremos as questões referentes à governança e práticas de gestão surgirem com mais ênfase.

 Mas, identifiquei também que existe quase um consenso que Cloud Computing vai afetar em muito a maneira como TI é adquirida, gerenciada e utilizada. Para mim é um sinal claro que os executivos com quem conversei olham o assunto com seriedade e não apenas como mais um hype, típico do mundo da TI. Acredito que agora em 2010 veremos muitas empresas colocando nuvens públicas e privadas nas suas estratégias de TI. Deveremos sair das questões básicas tipo “o que é Cloud Computing” para discussões mais aprofundadas de como e quando implementar nuvens e com isso veremos acontecer muitas experimentações e provas de conceito.

Anúncios

2 Respostas to “Cloud Computing: um survey informal”

  1. Natalya Says:

    Ola, muito boa a sua matéria.
    Sou aluna do curso de Ciencia da Computacao na PUC de Poços de Caldas e estou preparando meu TD sobre Computacao em Nuvem mais especificamente no custeio.
    No final terei que implementar um sistema capaz de identificar o valor que o usuário final pagará pelo serviço, usando todos os quesitos.
    Sera que voce pode me auxiliar me enviando algumas materias?
    Sei que a IBM tem uma ferramente chamada Tivoli, voce sabe algo a respeito?

    Obrigada,

    Natalya

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: