Cloud Computing em Open Source

Cloud Computing começa, aos poucos, a se disseminar e já vemos as primeiras experiências baseadas em Open Source, existindo, inclusive diversos projetos muito interessantes, como:

 a) Hadoop. É a versão open source do MapReduce do Google. http://hadoop.apache.org/

b) OpenCirrus:  https://opencirrus.org/

c) Reservoir:  http://www.reservoir-fp7.eu/

d) Enomalism: www.enomalism.com

e) Eucalyptus: www.eucalyptus.com

 Na medida do possível vou, em futuros posts, detalhar um pouco mais cada um destes projetos. Neste, vou analisar resumidamente um deles, que é o Eucalyptus, que significa “Elastic Utility Computing Architecture Linking Your Programs To Useful Systems”. Curioso como estes nomes aparecem, não?

 O Eucalyptus surgiu como um projeto Open Source acadêmico, na UCSB (University of California, Santa Barbara). O Eucalyptus Open Source é encontrado em http://open.eucalyptus.com/. Mas, recentemente foi criada a Eucalyptus Systems para oferecer suporte e desenvolver produtos adicionais ao sistema Open Source (www.eucalyptus.com).

 Uma boa descrição técnica do projeto, Technical Report Number 2008-10, pode ser obtido em http://open.eucalyptus.com/documents/nurmi_et_al-eucalyptus_tech_report-august_2008.pdf . Também podemos ver uma descrição mais sucinta do sistema em um paper disponibilizado no IBM developerWorks: http://www.ibm.com/developerworks/opensource/library/os-cloud-virtual1/ .

 O Eucalyptus implementa o conceito de IaaS (infrastructure-as-a-Service), implementando nuvens privadas (nuvens on premise). Também, por ser um ambiente compatível com o EC2 da Amazon, permite que as nuvens privadas criadas por ele, interajam com a nuvem publica da Amazon, pois usa o mesmo interface de programação. A NASA tem um projeto de Cloud Computing baseado no Eucalyptus, que é o NEBULA. Este projeto pode ser visto em http://nebula.nasa.gov/. A empresa farmacêutica Lilly também é um case interessante, pois criou uma nuvem privada que interage com a nuvem da Amazon. Recentemente o Eucalytpus foi incorporado à iniciativa de Cloud Computing Open Source do Ubuntu, que é uma bem conhecida distribuição Linux. A base desta iniciativa, o Ubuntu Enterprise Cloud (UEC), é o Eucalyptus (http://www.ubuntu.com/cloud). O Eucalyptus pode também ser instalado em outros ambientes Linux, como os das distribuições RedHat e Debian.

 Segundo algumas estimativas, o Eucalyptus Open Source tem uma média de 15.000 downloads mensais. Na minha opinião é uma alternativa de implementação de Cloud Computing que deveria ser vista com atenção pelas universidades, projetos acadêmicos e empresas de serviços que pretendem disponibilizar nuvens públicas para seus clientes e que tem condições (leia-se investimentos e técnicos capacitados) de implementar soluções de Cloud Computing baseadas em projetos Open Source.

Uma resposta to “Cloud Computing em Open Source”

  1. Andre Uebe Says:

    Taurion

    Muito obrigado pela dica sobre o IBM Academic Initiative. Muito bom! Vou estudar o projeto e, em breve, retorno.

    Abs

    Andre Uebe

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: