Pesquisando Cloud Computing na Internet

O assunto Cloud Computing está disseminado pela Internet. Uma pesquisa no Google pela keyword “Cloud Computing” me retornou 14.800.000 resultados.  Indiscutivelmente que a Internet é uma excelente fonte de pesquisa sobre este assunto. O problema é separar o joio do trigo.

 O primeiro desafio é fazer as buscas e obter resultados.  Como fazer isso? Googlando. Sim, o Google é hoje um sinônimo de acesso à Web. Sua página inicial, em branco com o famoso logotipo das letras coloridas é hoje um simbolo valorizadissimo. Todos a conhecem…Praticamente todo o acesso à Internet começa com uma visita ao Google.  

 Mas existem diversos outros motores de busca (search engines), menos conhecidos, mas que podem ser muito interessantes e que podem nos ajudar em muito na pesquisa por textos sobre “cloud computing” ou “computação en nuvem”. Na verdade, o resultado gerado pelos diversos mecanismos de busca é bastante diferente.

 Uma pesquisa feita pelo DogPile em conjunto com universidades americanas em abril de 2007 (http://www.infospaceinc.com/onlineprod/Overlap-DifferentEnginesDifferentResults.pdf), trouxe um resultado surpreendente para muitos: apenas 0,6% dos resultados das queries mostradas na primeira página dos quatro principais motores de busca (Google, Yahoo, MSN e Ask) eram comuns a todos. E cerca de 88% dos resultados obtidos por um motor eram únicos a este motor, não aparecendo nos outros. Claramente vemos que limitar a pesquisa a um único motor de busca genérico vai apenas arranhar a superfície da Web. Muitas informações continuarão inacessíveis. Assim, caso você queira uma pesquisa mais abrangente, usar outros motores de busca pode ser uma experiência bem interessante e frutífera.

E já começam a aparecer metamotores de busca, que executam a busca em um variedade de motores de busca. O Dogpile (www.dogpile.com ), por exemplo, faz a sua pesquisa acionando uma busca em paralelo nos quatro maiores motores de busca, como o Google, Yahoo, MSN e Ask.

Imperdível como fonte de pesquisa é o http://www.ibm.com/developerworks/cloud . São dezenas de artigos técnicos de excelente qualidade.

De maneira geral os sites dos principais fornecedores de soluções e serviços de Computação em Nuvem disponibilizam artigos e cases de sucesso. Recomendo, por exemplo, visitar o www.ibm.com/cloud, que disponibiliza vários artigos e videocasts interessantes.

E, é claro, existem também alguns sites e revistas eletrônicas dedicadas ao assunto Cloud Computing como o Journal of Cloud Computing, em http://cloudcomputing.sys-con.com .

E recomendo também a leitura do livro The Big Switch, de Nicholas Carr, que foi publicado no Brasil sob o título “A Grande Mudança: reconectando o mundo, de Thomas Edison ao Google”.

Sugiro adicionalmente a leitura do livro “The Economics of Information Technology” de Hal Varian, Joseph Farrel  e  Carl Shapiro. Este  livro aborda alguns dos mais importantes fatores econômicos que afetam a indústria de TI e mostra de forma muito interessante como os custos fixos altos, custos marginais de produção, altas barreiras de saída e o efeito de rede afeta a dinâmica desta indústria e de seus atores. Embora escrito em 2004, está perfeitamente atualizado e nos ajuda a entender um pouco mais o efeito do impacto do  modelo de Computação em Nuvem na indústria.

Anúncios

2 Respostas to “Pesquisando Cloud Computing na Internet”

  1. edaian Says:

    Bem falado. Pesquisar em vários motores de busca ajuda a encontrar uma variedade bem maior de resultados. Mas, como vc msm sugere no fim da postagem, livros são sempre excelentes fontes de informação. Inclusive sobre um assunto completamente vinculado a internet

  2. Pedro Pietro Says:

    Procurando um pouco encontei este site: http://cloudcomputing.qrimp.com/portal.aspx que exibe um tipo de sumário de clouds, blogs, videos, eventos e algo mais. Fica a dica.
    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: